Rádio Passeio Musical

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Respiração do flautista


Respiração


A respiração que você usa no dia-a-dia não é o suficiente para tocar a flauta com intensidade e um bom prolongamento do sopro. Para isso, você deve aprender como respirar corretamente. Além disso, você irá controlar o ar com mais facilidade, melhorando a entonação do seu sopro.
É interessante saber o que acontece quando você respira. Todo mundo percebe que há uma conexão entre o movimento de expansão e contração do tórax enquanto respiramos, mas ela é entendida de forma errada pela maioria das pessoas. Elas pensam que o nosso peito se expande porque é empurrado pelo ar. Pelo que sentimos, parece ser assim mesmo. Mas na verdade é o contrário. O ar é sugado porque expandimos o tórax primeiro.
Ao respirar, você expande seu peito e cria espaços dentro de você. O ar então entra e ocupa todos os espaços possíveis. Por isso você deve criar o maior espaço possível e assim desenvolver uma respiração mais eficiente.
Ao mesmo tempo em que você move sua costela para fora, você move um músculo chamado diafragma para baixo. A maioria das pessoas apenas move suas costelas, aproveitando apenas uma pequena parte do que poderiam se usassem corretamente o diafragma. Esse músculo está situado entre os pulmões e o estômago.

Se você respirar expandindo o peito para fora, automaticamente estará encolhendo a barriga e perdendo um precioso espaço para o ar. Na respiração correta, os ombros não se mexem. Para aproveitar o máximo do diafragma, tente respirar "pela barriga", ou seja, encha seus pulmões de baixo para cima. Coloque a mão na cintura e perceba que ela irá se expandir para os lados. Todo flautista deve dominar isso.Outra questão importante na respiração é manter a garganta sempre aberta. Para saber se ela está bem aberta, abra bem a boca como se fosse bocejar. É assim que ela deve estar quando você estiver tocando a flauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!
Volte sempre!!

Bjos da professora Alessandra Leal